Barbacena com seus mais de 200 anos e sua localização privilegiada, teve participação em momentos decisivos e importância destacada na história política brasileira; foi polo comercial e centralizou o fluxo de mercadorias de diversas regiões. No começo do século XIX foi proposta para capital, sede da Monarquia portuguesa e no final do mesmo século, uma das indicadas para a nova capital do estado. Apesar do destaque nacional que teve outrora, hoje sua relevância está circunscrita à região Campo das Vertentes.

Barbacena já teve um belíssimo casario em sua região central e muito pouco foi preservado. Felizmente, diversos prédios históricos ainda estão de pé e em boas condições. Fotografia é o retrato de um côncavo, de uma falta, de uma ausência, já dizia Clarice Lispector. É justamente esse vazio que o BQ em Cores tenta preencher, resgatando a história da cidade por meio de imagens (e vídeos).

Seja muito bem-vindo(a)!

sábado, 30 de janeiro de 2021

Área central

 

Parcial da região central, com destaque para o belíssimo prédio da estação da Central/Oeste de Minas. Acervo de Marcio Bertola, 1944

Nenhum comentário:

Postar um comentário