Barbacena com seus mais de 200 anos e sua localização privilegiada, teve participação em momentos decisivos e importância destacada na história política brasileira; foi polo comercial e centralizou o fluxo de mercadorias de diversas regiões. No começo do século XIX foi proposta para capital, sede da Monarquia portuguesa e no final do mesmo século, uma das indicadas para a nova capital do estado. Apesar do destaque nacional que teve outrora, hoje sua relevância está circunscrita à região Campo das Vertentes.

Barbacena já teve um belíssimo casario em sua região central e muito pouco foi preservado. Felizmente, diversos prédios históricos ainda estão de pé e em boas condições. Fotografia é o retrato de um côncavo, de uma falta, de uma ausência, já dizia Clarice Lispector. É justamente esse vazio que o BQ em Cores tenta preencher, resgatando a história da cidade por meio de imagens (e vídeos).

Seja muito bem-vindo(a)!

sábado, 17 de junho de 2017

A Primavera

A Primavera, entre as décadas de 1920~30, Guido Brunini

2 comentários:

  1. Incrível, né? Goyano e Campos? Quem era Campos? Monto minha Árvore Genealógica e gostaria de saber quem era o proprietário da família Campos.

    Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não tenho maiores informações a respeito. Uma sugestão: faça contato com os colaboradores do grupo Barbaracenas no Facebook, talvez lá você consiga esclarecer suas dúvidas. Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir